sexta-feira, 28 de maio de 2010

Relato do processo de elaboração da proposta do projeto Pensamos em um projeto que de forma simples, utilizando alguns recursos tecnológicos,

Pensamos em um projeto que de forma simples, utilizando alguns recursos tecnológicos, nos auxiliasse para que conseguíssemos alcançar nossos objetivos propostos.
Os responsáveis pela definição, elaboração e encaminhamento das ações do projeto são os professores: Luis Pereira de Amorim, Solange Francisca Guimarães Parreira e Joana Pereira de Aguiar, contando com a participação da professora de Ciências Angélica, com abordagem interdisciplinar dos conteúdos em sala de aula, reforçando o tema abordado no projeto. Também contamos com a participação direta dos alunos que o é centro de todo o processo, e os pais.
Também devemos reforçar que a execução deste projeto está sendo melhor flexibilizada devido a infra-estrutura tecnológica disponível na escola, onde podemos contar com um laboratório de informática, outros computadores e impressoras na secretaria e coordenação, máquina digital, data-show, sala de vídeo, entre outros.
Quanto às possibilidades de parcerias com profissionais externos, na execução deste projeto, não procuramos, pois entendemos que não havia necessidade. Mas devo salientar que outros projetos foram realizados pela a escola com apoio de parcerias externas.
Em relação ao uso das tecnologias existentes na escola, os professores têm sido orientados com frequência pela dinamizadora com o apoio da equipe gestora da importância de se utilizar estes recursos na busca de ministrar aulas mais motivadoras em função de um aprendizado com mais qualidade. Estes apoios tecnológicos foram adquiridos com recursos dos governos Estadual e Federal e com recursos já previstos no orçamento anual da escola.
Estas tecnologias estão sendo utilizadas na unidade escolar, em reuniões pedagógicas, pesquisas no laboratório de informática com alunos, registros de momentos comemorativos, execução de projetos, palestras, apresentação de trabalhos dos alunos, atividades realizadas com alunos e professores no interior e fora da unidade escolar. Quanto aos principais problemas ao uso destas tecnologias, é a dificuldade de nós, professores, não termos o domínio das mesmas, e isso faz com que o medo do novo nos assuste um pouco, fazendo com que haja resistência, mas aos pouco vai sendo superado por uma maioria que quer mudar, procurando participar dos cursos e oficinas, até porque sabemos que essa mudança é um processo.
Com uma grande demanda de alunos cada vez mais desmotivados e desinteressados em perspectivas de dias melhores em termo da aprendizagem, nós educadores precisamos nos preparar e planejarmos melhor nossas aulas, para evitar situações que levem alunos e professores ao desgaste extremo. Diante dessas inúmeras dificuldades e com um amplo acervo de possibilidades que as tecnologias nos ofertam, não podemos cruzar os braços e deixar de tentar incorporar essas ferramentas que já faz parte do cotidiano da maioria dos aluno, em função de melhorar o ensino aprendizagem de nossos educando.
Com este projeto, seus idealizadores pretendem atingir o foco principal que é resolver o problema da deficiência de aprendizagem dos alunos nas aulas de Matemática e Ciência do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual “De Aragarças”. Como resposta pretende resgatar a motivação e participação dos alunos nestas disciplinas, melhorando a qualidades destas aulas e um melhor aprendizado significativo para os mesmos. Trabalhando de forma interdisciplinar os professores dessas duas disciplinas e os responsáveis pelo projeto buscam parceria com a equipe gestora, alunos e os pais.

As atividades são previstas para serem desenvolvidas durante 08 aulas, mas possibilitando à reformulação caso necessário. No primeiro momento será trabalhados em duas aulas de cada disciplina, os reforços das partes teóricas que envolvem os conteúdos de matemática e ciências, no segundo momento com mais duas aulas será realizado uma oficina com apresentação de dois cardápios no data-show, para explicar a importância de uma alimentação saudável e para análise de dois cardápios com teor calóricos e custos em reais bem diferenciados em termos de gastos e qualidades e, fechando estas duas aulas, os alunos em grupo farão de forma lúdica, a brincadeira da adedonha para fixar melhor o que foi proposto. No terceiro momento em duas aulas, os alunos divididos em grupos, criarão o seu próprio cardápio no LIE, levantando os valores com teores calóricos e custos a critérios dos mesmos, com a orientação dos professores. E num quarto momento para finalizar, os grupos farão no data-show a apresentação e socialização de seus cardápios para os demais companheiros tirando suas próprias conclusões. Os responsáveis para desenvolver as atividades, serão os professores atuantes nas duas disciplinas, e precisando de auxílio, poderão contar com os colaboradores do projeto.
O projeto será acompanhado pelos seus idealizadores e professores, e avaliado de forma contínua a cada término de duas aulas, discutindo seus pontos positivos e negativos daquela etapa, observando o que pode ser aperfeiçoado, podendo sofrer alterações no decorrer do processo em seu planejamento.
A proposta foi colocada em discussão para a comunidade escolar , e aos pais, para que juntos, possamos motivar os alunos a participarem mais das aulas dessas disciplinas, que no primeiro bimestre, tiveram índices de aproveitamento abaixo do esperado. Pedimos sugestões aos mesmos para que possam estar somando junto a nossa proposta com o objetivo de reverter essa situação de forma motivadora e prazerosa com uma melhor qualidade de aprendizagem significativa para os alunos.

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